Os 10 Vícios que mais afetam a sociedade e que deixou a humanidade doente.

Quando alguém fala em vício ou viciado, já pensamos logo nos vícios de álcool, cigarro, drogas, como maconha, cocaína entre outras.


Para começar nosso Blog, vamos abrangir um pouco mais sobre este tema, Os 10 Vícios que mais afetam a sociedade e que deixou a humanidade doente.

O Vício vai além do álcool e drogas, são hábitos que a sociedade vem praticando, para alimentar um vazio emocional, e a recompensa é o que preenche este vazio.

Se tornou uma questão de saúde pública.

O vício nada mais é do que comportamentos repetitivos, compulsivos e obsessivos, que prejudicam a si mesmo e que atingem as pessoas mais próximas do seu círculo familiar, amigos, trabalho.
Se afastando de tudo e de todos.

Os 10 Vícios que mais afetam a sociedade e que deixou a humanidade doente

Vício (do termo latino “vitium”, que significa “falha” ou “defeito” [1]) é um hábito repetitivo que degenera ou causa algum prejuízo ao viciado e aos que com ele convivem. (Wikipédia)

Vício – Segundo o Dicionário (Michaelis.uol)

1 Defeito físico ou moral; imperfeição grave de uma pessoa ou coisa.
2 Disposição natural ou tendência para praticar o mal; qualquer ação ou comportamento nocivo motivado por essa tendência; depravação.
3 Qualquer costume condenável ou prejudicial.
4 Qualquer deformação física ou funcional.
5 Costume ou hábito persistente de fazer algo; mania.

Os vícios hoje em dia vem adoecendo a humanidade de tal forma destruidora.
Não só os dependentes químicos e alcoólatras  são compulsivos, a busca pelo Prazer Imediato é o que a droga faz e outras séries de comportamentos compulsivos.

Vamos ver agora 10 hábitos que mais tornam as pessoas viciadas, compulsivas e doentes como disse anteriormente:

  • Bebida
  • Cigarro
  • Drogas (Maconha, Cocaína)
  • Medicamentos
  • Tecnologia
  • Jogo
  • Sexo
  • Compras
  • Exercício Físico
  • Comida

Todos os casos citados acima, estimula o prazer no cérebro, pois tudo há uma causa do problema, mas também há solução, um ditado utilizado em alguns Grupos de Apoio, como AA e NA, é:

“Você não tem culpa da sua doença, mas é responsável pela sua recuperação”.

Vamos falar um pouco sobre eles.

O Primeiro dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

O Alcool,

Em todo o mundo são 3 milhões de mortes por ano pelo uso do Álcool, segundo a OMS. Na faixa etária de 20 á 39 anos.

Esses vícios começam normalmente na adolescência segundo especialistas, por curiodades aos ambientes frequentados, por sentir a necessidade de ser pertencente a grupos, pessoas, amigos, as vezes também por ter baixo auto-estima e complexos de Inferioridade.

O uso do Álcool aumenta a euforia, deixando no começo mais desinibido, em uma linguagem popular mais “descolado”, só que algumas pessoas tem a predisposição a dependência, que quando desenvolve vem a compulsão, onde o individuo não consegue se controlar ao uso.

Isso não acaba afetando só o dependente químico e álcoolotra, mas causa danos enormes a outras pessoas, como família, trabalho, relacionamentos, amigos e outros, sendo assim podendo desencadear outras doenças, pois a tendência ao isolamento á solidão, vem a depressão.

Clique aqui e veja algumas Clínicas de Recuperação em todo Brasil

O Segundo dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

O Cigarro

É uma das drogas lícitas de mais fácil acesso para a sociedade, posso afirmar que uma das primeiras a serem experimentadas por adolescentes e até crianças.
Antigamente era visto como hábito charmoso e elegante, muitas vezes de forma recreativa, e sempre pensando que o consumo poderia ser controlado.

O que reduziu bastante o consumo de cigarro foi a Lei que proibiu as pessoas de não fumarem em locais fechados, como restaurantes, Bancos, Comércios, Shoppings, Empresas entre outros.

Por muitas vezes o exemplo vem, dos pais, irmãos, familiares, ou de pessoas que nos dão referência, por querer ser igual, se sentir mais adulto e aceito.
Só que um grande problema, é não ter a noção dos males que está causando a si mesmo, quando menos se espera, o fumante já se torna dependente do cigarro, tudo acaba sendo motivo para fumar, para dar uma pausa, para relaxar, por estar ansioso, para tomar um café, enfim tudo é motivo.

O cigarro não passa de um ansiolítico falso, que engana o cérebro momentaneamente, fora  o mal álito que deixa, estragam os dentes, outros males são piores e que causam doenças como câncer no pulmão, na língua, e outras doenças respiratórias, por fim o cigarro não possui benefício em nenhum aspecto, hoje em dia se tornou um hábito feio, quem fuma não é visto como uma pessoa saudável.

O Terceiro dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

As Drogas (Maconha, Cocaína, Crack, Esctasy, LCD, Lança-Perfume e outras)

Chegamos agora em substâncias um pouco mais delicada, as drogas ilícitas, tais como a maconha a cocaína.
Podemos dizer que os jovens ficam receosos, até usarem pela primeira vez.
Em questão a maconha ela é vista de uma forma atrativa para alguns jovens, assim como o cigarro.

São diversos aspectos que levam as pessoa a usarem drogas, por curiosidade, fugas de problemas familiares, amorosos, por problemas no trabalho e por diversão, até se tornar um hábito, encontramos algo que nos enche de prazer e alivia nossa carga emocional.

Normalmente se inicia com o uso da maconha, em seguida de outras drogas, como a cocaína, crack, esctasy, LCD e por aí vai. Mas para algumas pessoas que geram essa dependência ás substâncias, pode ser fatal.
Essa fatalidade pode variar de pessoa para pessoa, as vezes leva até anos para entender que a vida se tornou um caos, literalmente um fundo de poço.

A dependência química, ela é considerada uma doença, que por sinal é suja e sorrateira, pois no começo é tudo lindo, tudo é festa, maravilhoso, ainda mais quando se tem tudo aqulio que dá prazer, dinheiro, bebida, droga e sexo, essas coisa são fontes de prazeres inesgotáveis para o individuo que é portador desses vícios

Lembrando que ela torna o dependente escravo de seus comportamentos, mudando seu caráter, ideias, modo de pensar e agir, ele se torna realmente “ADICTO” nome dado aos frequentadores de Grupos de Apoio as Drogas. Em resumo a dependecia química gera mais doença as pessoas ao redor, chamada de co-dependencia.

O Quarto dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

Os Remédios

Que motivo levam as pessoas se entorpecerem com medicamentos? Qual a diferença de usar drogas ilícitas ou lícitas, como alguns psicotrópicos?

O vício de remédio ou medicamento, normalmente são em adultos, homens e mulheres, pois muitas vezes procuram por médicos ou soluções para alguns sintomas do tipo, ansiedade, relaxantes, antidepressivos, analgésicos.
Alguns profissionais da área da saúde possuem essa dependência, por terem fácil acesso, como a “morfina” por exemplo  trabalhando dentro de hospitais.

Este vício começa quando as pessoas estão tomando os medicamentos regularmente sob prescrição médica, após o período de tratamento acham que não conseguem viver sem, por vezes o médico não prescreve mais e o individuo acha meios e formas de adquirir o remédio sem ir em consulta médica, ou até de formas diferentes adquirem estes remédio, por amigo, familiar, dizendo, “toma este comprimido que vai te fazer bem”.

E assim sendo, a pessoa que se torna dependente do uso de medicamentos, naõ percebe o grau que se encontra, pois tudo é motivo para usar o remédio, quando acorda até a hora de dormir, quando se dá conta, ela está totalmente dependente do uso de medicamentos.

É um vício que perante a sociedade é visto com naturalidade, pois não há diferença entre o medicamento e as drogas ilícitas, aliás o remédio muitas vezes são adquirido de formas ilícitas.

O Quinto dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

Tecnologia

A tecnologia abrange várias áreas dentro dela como, a internet, celular, redes sociais, televisão e videogame.

Assim faz a tecnologia, a pessoa ficar dependente e ficar online mais de 12 horas sem parar. Quando ficam off-line a abstinência é parecida com a de outras drogas, álcool, medicamentos, alguns casos levam o usuário começarem a usar drogas, como a cocaína podendo levar até ao suicídio.

Esse tipo de hábito não tem idade, gênero, raça ou classe social, a diversão do início ou o entusiasmo no trabalho, acaba virando uma grave preocupação, isso vem aumentando  constantemente no Brasil.
Podendo desenvolver alguns quadros clínicos, como Ansiedade, Depressão e até mesmo podendo levar ao uso de substância psicoativas.

Este assunto, tem uma proporção enorme não só Brasil, mas no mundo.
Portanto a OMS passou a considerar como doença a dependência digital, por ela ser atual, não chega a ser tão aceita pela sociedade, e hoje possui diversos tratamentos  para mudança de hábito.

O Sexto dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

Jogos de Sorte ou Azar

O jogo em si, é considerado como uma competição, um desafio, um Lazer?

Naturalmente famílias, amigos, gostam de fazer uma brincadeira nos finais de semana, isso aumenta um pouco o estado de prazer. Porém acaba quando o jogador perde noção do que é lazer e diversão.
Mas assim como outras drogas, o jogo começa por lazer, por diversão, para aliviar o estresse.

Quando se dá conta que o jogo virou, de um hábito esporádico para uma compulsão, isso é um problema, sendo assim como as drogas, o jogo se torna uma dependência, levando uma série de destruição, acabando com convívio familiar, faz-se mudar de ambiente, trabalho, amigos, casamentos.

Contudo, isso torna o pensamento totalmente obcecado, levando a mentiras, desonestidades, manipulações para arrumar jeitos e formas de jogar.

Entendendo esse conceito, existem grupos de apoio que auxiliam na recuperação, estagnando a doença do jogador compulsivo – Jogadores Anônimos

O Sétimo dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

Sexo

O sexo se caracteriza como um complemento do relacionamento, algumas pessoa dizem que é fundamental, outras dizem que não, “se fulano não for bom de cama não rola”, “se ciclana não tiver um bom papo, bom conteúdo, não rola”.

Um relacionamento é baseado dentro vários contextos, desde o ato de conhecer o parceiro ou parceira, a conversa desenvolvida pelas partes, o prazer que isso gera, a atração, podendo ser levado ao beijo e que pode continuar na cama com o Sexo.

Quando isso deixa de ser algo natural da vida, e a obsessão toma conta do Homem ou da Mulher, virando uma ansiedade constante por desejos sexuais, assim como outros transtornos por exemplo, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo).
Pode se considerar uma doença, uma disfunção, um vício e que pode ser tratado.

Oitavo dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

Compras

O que tem de mal ir ao shopping, relaxar, fazer compras, ou mesmo sem sair de casa, comprar tudo pela internet?

A compra nos traz a sensação de poder, engrandecimento, de alívio perante algumas circunstâncias.

A falta de educação financeira leva grande parte da população brasileira a  ficar endividada.

Pois esse costume, hábito, ou vício em comprar, pode afetar mais a população de classe média á pobre.

Pois as consequências causadas por gastar todo dinheiro, o limite bancário, o cartão de crédito, o cheque especial, empréstimos, são devastadoras.

Levando não só o comprador compulsivo a uma crise financeira e psicológica, mas também os que convivem com ele, marido, esposa, o ambiente familiar.

Nono dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

Exercícios Físicos

Quando a prática de exercícios físicos vira obsessão.

Muitos esportes começa a ser praticados desde criança, como jogar futebol, vôlei, natação, ginástica, judô, alguns dando continuidade na adolescência, chegando até na faze adulta.

O esporte é algo que deve fazer parte da vida qualquer pessoa.

O que vem acontecendo com algumas pessoas é a insatisfação com seu corpo, quando atingem uma certa idade, começando com suplementos, anabolizantes e tudo mais que for necessário para o aumento da massa muscular, chegando até utilizar hormônios de uso veterinário.  

Essa prática pode ser considerado um distúrbio ou doença psíquica, por fazer a pessoa querer buscar um resultado imediato, buscando prazer e satisfação de um corpo perfeito, e pelo fato de nunca alcançarem essa tal perfeição, ficam horas e horas dentro de uma academia, você conversa com uma pessoa, ela não consegue dialogar algo que não esteja relacionado ao treino a academia.

Por isso fique atento a este vício.

O Décimo dos 10 Vícios que mais afetam a sociedade

Comida

Comer em excesso, o que leva uma pessoa a comer sem parar mesmo sem fome?

Estudos dizem que a compulsão alimentar pode ocorrer por diversos fatores, lembrando também que é uma doença.

Compulsão alimentar pode ser desenvolvido de várias formas, dieta de forma errada, sem acompanhamento de um nutricionista, isso pode deixar as pessoas deprimidas, o estresse também pode desencadear a compulsão alimentar, ansiedade e outros.

Quando identificado é bom que o individuo vá de imediato procurar ajuda, pois através de terapias é possível voltar a ter uma alimentação saudável e adequada.
O mais importante é a pessoa ou um familiar, um amigo estar apoiando no período de  tratamento.

O grupo Viver Sem Vícios, dá uma extrema importância a todos esse casos citados, pois temos experiência com cada situação citada.
No entanto todos esses transtorno ou dependências podem levar ao uso de Alcool e drogas e outra substâncias psicoativas.

Para isso o Grupo Viver Sem Vícios estará sempre apto em ajudar pessos a paralisarem essas doenças que são de causa emocionais, disponibilizando uma ampla rede clínicas de recuperação e reabilitação.

Grupo Viver sem Vícios
Nossa Missão é Resgatar Sonhos e Transformar Vidas.

Atualizado em 28.01.2023

5 comentários em “Os 10 Vícios que mais afetam a sociedade e que deixou a humanidade doente.”

  1. sim e além desse 10, tem muito mais e as pessoas até nos mesmos estamos cada vez mais grave isso tem que ser tratado urgente e eu vou achar a cura e a cura está dentro de nós, obrigado pelo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima