consumo de crack

Perfil do usuário e história natural do consumo

O consumo de crack é um fenômeno recente, surgido há cerca de vinte e trinta e cinco anos nos Estados Unidos e há vinte cinco anos no Brasil. Em alguns países europeus, tal problema tornou-se relevante em termos de saúde pública há pouco mais de cinco anos. Estudos relacionados ao tema começaram a ser publicados …

Perfil do usuário e história natural do consumo Leia mais »

Está pronto para mudança

Quando um dependente químico esta pronto para a mudança ou tratamento: Prontidão

O conceito e princípios de mudança e prontidão  Prontidão é um conceito genérico e pragmático, relacionado ao desejo ou à abertura de se engajar em um processo ou de adotar um novo comportamento. Há dois aspectos de prontidão: a prontidão para a mudança e a prontidão para o tratamento. O primeiro aspecto combina a percepção …

Quando um dependente químico esta pronto para a mudança ou tratamento: Prontidão Leia mais »

Famacologia do consumo

Farmacologia e neurobiologia do consumo de crack

O crack é uma apresentação da cocaína para ser fumada ou inalada, com objetivo de produzir efeitos mais rápidos e intensos. Seu modo de comercialização barato e sua rápida expansão entre grupos socialmente excluídos e /ou minorias étnicas chamou a atenção das autoridades sanitárias de diversos países desde o princípio. A relação entre a via …

Farmacologia e neurobiologia do consumo de crack Leia mais »

Negação

Processo de Negação – O que é ?

Entenda situações Com alguns anos no programa de recuperação de alcoolismo, Marjorie conheceu e casou-se com um homem. Após 7 anos caóticos. Marjorie tomou consciência que seu marido era(desde que tinha se casado), um alcoólico, e que ela estava tendo problemas com seu próprio comportamento compulsivo e co-dependente. Estava de novo sendo afetada pelo alcoolismo, …

Processo de Negação – O que é ? Leia mais »

Reabilitação e Gerenciamento

Reabilitação Psicossocial – Gerenciamento de Caso

Introdução Reabilitação psicossocial é um conjunto de medidas, intervenções e prescrições por meio das quais os indivíduos com transtornos mentais desenvolvem habilidades e estruturam os apoios de que necessitam para viver, aprender aprimorar sua socialização e trabalhar no ambiente em que escolheram viver. Ela favorece a abertura de espaços de negociação entre o paciente, sua …

Reabilitação Psicossocial – Gerenciamento de Caso Leia mais »

Fisiologia_da_Dependencia

A Fisiologia da Dependência

Dependência – uma doença do cérebro A genética têm papel importante na dependência. Ela determina a resposta do sujeito à presença da substância psicoativa em seu cérebro: os genes controlam a síntese de proteínas e são elas que dirigem e regulam as mais importantes reações químicas em nosso corpo. Quando alguém começa a fazer uso de …

A Fisiologia da Dependência Leia mais »

Manejo da Fissura

Aprendendo a lidar com a Fissura – Manejo da Fissura

No campo dos transtornos relacionados ao consumo de substâncias psicoativas, a fissura, ou craving, é um dos conceitos mais amplamente estudados e um dos menos compreendidos. Pode ser caracterizada como uma força propulsora e urgente direcionada ao uso da droga, resultante de mecanismos neuronais e neuroendócrinos, e evocada por gatilhos ambientais e situações de estresse. A …

Aprendendo a lidar com a Fissura – Manejo da Fissura Leia mais »

Avaliações dos riscos do consumo de crack

Avaliações dos riscos mantenedores do consumo de crack

Fatores de proteção e de risco Fatores de risco são situações  ou comportamentos que aumentam a possibilidade de resultados negativos para a saúde, o bem-estar e o desempenho social – e, no caso desta obra, para o sucesso do tratamento para dependentes químicos. Já os fatores de proteção são todos aqueles capazes de promover um …

Avaliações dos riscos mantenedores do consumo de crack Leia mais »