Sinais da Recaída

(Sintomas da disfunção externa) dos sinais da recaída

O processo de recaída leva a pessoa em recuperação a sentir dor e desconforto sem o químico.

Esta dor e desconforto ficam tão fortes que a pessoa em recuperação fica incapaz de viver normalmente quando não bebe ou usa e sente que beber não pode ser pior que a dor de continuar sóbrio.


Trinta e sete sinais de recaída foram identificados em 1973, pela conclusão de entrevistas clínicas com 118 pacientes em recuperação. A pessoa em recuperação tem quatro coisas em comum.


Os sintomas mais comuns relatados nesta pesquisa clínica foram compilados num quadro de recaída retratando os sinais de aviso da recaída.

Relacionados: Clínica de Recuperação em Imperatriz

Fase um – Sinais de aviso de recaída internos.

Nesta fase a pessoa em recuperação se sente incapaz de funcionar normalmente dentro de si mesmo. Os sintomas mais comuns são: Aprendendo a controlar nossa raiva

1.1 – Dificuldade de pensar com clareza.

A pessoa em recuperação muitas vezes tem dificuldade em pensar com clareza ou resolver problemas, geralmente simples.

Às vezes sua mente age com pensamentos rígidos e repetitivos. Outras vezes sua mente parece se fechar ou dar brancos.

Tem dificuldades de se concentrar ou pensar logicamente por mais que alguns minutos.

Por isso nem sempre está seguro de como uma coisa se relaciona ou afeta outras coisas. Também tem dificuldade em decidir o que fazer a seguir para lidar com sua vida e recuperação.

Às vezes é incapaz de pensar claramente e tende a tomar decisões, que não tomaria se o pensamento estivesse normal.

1.2 – Dificuldades em lidar com sentimento e emoções

Na recuperação a pessoa que tem dificuldades em lidar com seus sentimentos e emoções. Às vezes super-regra emocionalmente (sentem demais).

Às vezes fica emocionalmente insensível (sentem muito pouco) e não é capaz de saber o que está sentindo.

Em outras vezes ainda, tem pensamentos estranhos e malucos, sem razão aparente (sentem coisas erradas) e começa a pensar que vai ficar louco.

Este problema de lidar com os sentimentos e emoções leva-o a experimentar e confiar em seus sentimentos e emoções, muitas vezes há ignorá-los ou esquecê-las. 

Às vezes a incapacidade de lidar com os sentimentos e emoções, leva-o a reagir de maneira que não agiria, se seus sentimentos fossem admitidos.

1.3 Dificuldade em lembrar coisas

A pessoa em recaída tem problemas de memória e o impede de aprender informações novas e habilidades, a coisas novas que apreende tende a se dissolver de sua mente dentro de 20 minutos.


Tem problemas para se lembrar de fatos importantes da infância, adolescência ou como adultos.


Às vezes sem lembrar tudo claramente sente-se bloqueado, grudado ou desligado da memória.


Às vezes a incapacidade de lembrar coisas leva a tomar decisões que não tomaria se sua memória estivesse funcionando bem.

1.4 – Dificuldade em lidar com o stress

A pessoa em recaída tem dificuldades em lidar com o stress. Não consegue reconhecer os menores sinais do stress diário.

Quando reconhece o stress é incapaz de relaxar. As coisas que a pessoa faz para relaxar ou não funcionam ou pioram seu stress.

A pessoa fica tão tensa que não consegue controlá-lo devido à tensão constante, existem dias em que o esforço torna-se tão forte que é incapaz de funcionar normalmente e sente que vai ter um colapso físico ou emocional.

1.5 – Dificuldade em dormir tranquilamente

Na recaída a pessoa tem dificuldade em dormir tranquilamente. Não consegue dormir e quando dorme tem sonhos incomuns e perturbadores.

Acorda muitas vezes e tem dificuldade de voltar e dormir. Dorme intermitentemente e raramente experimenta um sono profundo e reparador.

Acorda de uma noite de sono e se sente cansado e muda as horas do dia em que descansa.

Às vezes fica acordado até tarde devido à incapacidade de dormir e então dorme demais porque está cansado demais para se levantar de manhã.

Às vezes fica tão cansado que dorme por longos períodos, dormindo até um dia inteiro ou mais.

1.6 – Dificuldades com a coordenação física e acidentes

Na recaída a pessoa tem dificuldade com a coordenação física que resulta em tonturas, problemas de equilíbrio, dificuldades de coordenação entre os olhos e as mãos, ou reflexos fracos.

Estes problemas criam idiotismo, bobo e tolo e propensão a acidentes que leva a outros problemas que não teriam se sua coordenação fosse normal.

1.7 Vergonha culpa e desesperança

Às vezes a pessoa em recaída sente muita vergonha porque acha que está louco, perturbado emocionalmente, deficiente como pessoa, ou incapaz de ser ou sentir-se normal.

Outras vezes sente culpa porque acha que está fazendo alguma coisa errada ou falhando em trabalhar em um programa de recuperação apropriado.

A vergonha e a culpa levam-no a esconder os sinais de aviso e para de falar honestamente com os outros sobre o que estão experimentando.

Quando mais a pessoa se mantém escondida, mais fortes os sinais de aviso se tornam.

A pessoa tenta lidar com estes sinais de aviso, mas falha. Por isso começa a acreditar que não tem e não existe mais esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima