O que é a Droga K9 tipos de tratamentos

A droga sintética conhecida como K9 pode causar diversas alucinações e paranoias. O alucinógeno é uma mistura de componentes químicos industriais, como moléculas sintéticas de tetrahidrocannabinol (THC) — o mesmo composto alucinógeno presente na Cannabis. A droga também pode ser chamada de spice, K2, K4 e high legal.

A preparação da droga ocorre desta maneira: os componentes do alucinógeno se misturam com um solvente, tornando-se líquido. Em seguida, o líquido é borrifado numa superfície — ervas secas, papéis coloridos e até folha sulfite. Segundo especialistas, a droga é cem vezes mais potente que a maconha.

Os relatos de pessoa que fizeram o uso da droga

O-que-e-a-Droga-K9-tipos-de-tratamentos-1
  • Delírios e alucinações;
  • Relaxamento;
  • Euforia;
  • Aceleramento dos batimentos cardíacos;
  • Perda da coordenação motora;
  • Desmaios;
  • Pânico;
  • Hipertensão Arterial;
  • Convulsão;
  • Náuseas e vômitos;
  • Problemas respiratórios;
  • Agitação e extrema ansiedade;
  • Confusão mental e comportamento descontrolado;
  • Overdose, dependência e risco de morte.

Efeito zumbi

De acordo com o Instituto Nacional de Abuso de Droga dos Estados Unidos (NIDA), ela gera sintomas que vão do relaxamento aos pensamentos suicidas. Uma das consequências do uso exagerado da K9 é o “efeito zumbi”, chamado assim devido ao estado em que a pessoa pode ficar.

A “supermaconha”, outro nome pelo qual o entorpecente atende, atua nos mesmos receptores que o THC. A diferença é que os efeitos são mais fortes entre os usuários da nova droga, fazendo com que eles deixem de perceber os estímulos externos. O tweet abaixo explica, de forma descontraída, um pouco mais sobre a substância:

Quem usa a K9 pode sentir confusão mental, percepção alterada, humor elevado e até mesmo uma sensação de calma. Porém, existe a chance de que surjam efeitos psicóticos fortes, como paranoia, alucinações e ansiedade extrema, deixando o usuário desnorteado.

Considerados altamente viciantes, os canabinoides sintéticos também propiciam o surgimento da depressão, em alguns casos. Outros riscos associados às “drogas K” são hipertensão arterial, pânico, convulsões, agitação, náuseas e comportamento violento, além da overdose.

Aumento dos casos de intoxicação

Dados da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo indicam que o número de casos suspeitos de intoxicação por K9 mais que dobraram na capital paulista. No ano passado, foram 98 registros, contra 216 apenas nos primeiros meses de 2023.

O potencial devastador da K9 também chamou a atenção do Primeiro Comando da Capital (PCC). De acordo com a Polícia Civil, a facção chegou a proibir a venda da maconha sintética na cracolândia, mas posteriormente decidiu aprovar a comercialização do produto nos pontos em que controla, desde que o consumo não ocorra nestes locais.

O que contém na droga K2, K4, K9 ou Spice?

A droga K2, também conhecida como Spice, é uma droga sintética que contém uma mistura de produtos químicos que foram projetados para imitar os efeitos da maconha. A composição exata dos produtos químicos podem variar dependendo da marca, fabricante ou lote da droga.

No entanto, a maioria das variedades de K2 contém uma mistura de produtos químicos sintéticos chamados de canabinóides sintéticos. Estes produtos químicos são projetados para se ligar aos mesmos receptores do cérebro que a THC, o principal composto ativo da maconha, para produzir efeitos semelhantes.

O que ser feito para ajudar um dependente de K9

A droga causa consequências irreversíveis, afetando a capacidade mental de tomar decisões. Sendo assim, familiares, amigos e até a assistência social devem tomar alguma decisão, definindo se a internação acontecerá de forma:

  • Voluntária, a favor do adicto;
  • Involuntária, contra a vontade do adicto;
  • Compulsória, independente da opinião do adicto e sim por ordem judicial.

Realize a internação em uma clínica de reabilitação quanto antes, caso contrário o paciente pode vir a falecer em decorrer ao uso compulsivo no produto. De modo geral, o usuário de drogas deve passar por avaliações médicas periodicamente, processo de desintoxicação das drogas no corpo, supervisão médica 24 horas por dia, medicações necessárias, práticas de atividades físicas, reeducação alimentar, palestras e terapias comportamentais individuais e grupos. 

Toda essa reintegração do adicto na sociedade é extremamente importante, pois por mais que o paciente sofra com efeitos colaterais irreversíveis para o resto de sua vida, por meio da clínica de recuperação aprenderá formas para se manter distante de toda e qualquer droga. Por mais que seja uma tarefa difícil, não é impossível. 

Se você está à procura de ajudar algum familiar no tratamento contra a dependência química e alcoólica, o Viver sem Vícios é a solução. Para mais informações, entre em contato!

Rolar para cima