Porque parar de beber, tratamento do alcoolismo, por que o álcool vicia?

O consumo excessivo de álcool pode levar a uma série de problemas, incluindo dependência, danos ao fígado, problemas de saúde mental e dificuldades nos relacionamentos. 
O alcoolismo é uma condição séria que pode afetar a vida de indivíduos e suas famílias. Nossa abordagem multidimensional incorpora terapia cognitivo-comportamental, sistemas familiares, treinamento em habilidades sociais e suporte psicofarmacológico quando necessário

No entanto, o processo de abandono do álcool requer dedicação, apoio adequado e um plano eficaz. Neste texto, exploraremos estratégias e recursos disponíveis para ajudar as pessoas a alcançarem a sobriedade duradoura. 

Através de abordagens terapêuticas, suporte social e mudanças no estilo de vida, é possível parar de beber e desfrutar de uma vida plena e saudável.

Este artigo apresenta uma abordagem baseada em evidências para o tratamento do alcoolismo.

Fale conosco através do instagram

Instragram viver sem vicios (1)

Porque o álcool vicia?

A organização mundial da saúde (OMS) estima que aproximadamente 2 bilhões de pessoas no mundo consomem bebidas alcoólicas. Seu uso indevido é um dos principais fatores que contribuem para a diminuição da saúde mundial, sendo responsável por 3,2% de todas as mortes e por 4% de todos os anos perdidos de vida útil.

No Brasil, estima-se que 12,3% das pessoas com idades entre 12 a 65 anos, preenchem critérios para a dependência do álcool. Os dados também indicam o consumo de álcool em faixas etárias cada vez mais precoces e que entre os homens o consumo é maior.

Por que o álcool vicia? O álcool é uma substância psicotrópica que tem seu consumo aceito e incentivado pela sociedade, sendo a droga mais consumida no mundo.

Leia também: O que é a droga k9 tipos de tratamentos.

Avaliação e Diagnóstico

A abordagem inicia-se com uma avaliação minuciosa e diagnóstico preciso do alcoolismo, utilizando instrumentos padronizados para mensurar o grau de dependência e o impacto na vida do indivíduo. O tratamento personalizado que oferecemos, também considera possíveis comorbidades e fatores contextuais que possam influenciar o quadro, como o aumento dos casos de alcoolismo em pacientes que realizaram cirurgia bariátrica.

Quais os tipos de tratamentos para o alcoólatra?

Post Instagram Nutricionista danos do álcool (1)

Terapia cognitivo-comportamental (TCC)

terapia cognitivo-comportamental (TCC) desempenha um papel crucial no tratamento do vício em álcool. É uma abordagem terapêutica que visa identificar e modificar padrões de pensamento e comportamentos disfuncionais associados ao consumo de álcool.

Por meio da TCC, os indivíduos aprendem habilidades de enfrentamento, desenvolvem estratégias para evitar situações de risco e adquirem ferramentas para lidar com desencadeadores e recaídas

As sessões de TCC focam na identificação e modificação de pensamentos e comportamentos disfuncionais relacionados ao consumo de álcool, além de desenvolver estratégias de enfrentamento para lidar com desafios do dia a dia sem recorrer à bebida.

Terapia Familiar

Nós do Grupo Viver sem Vícios reconhecemos a importância do envolvimento da família no tratamento do alcoolismo. A terapia familiar auxilia na identificação de padrões de interação que podem contribuir para o consumo abusivo de álcool e busca promover um ambiente de apoio e compreensão sem incentivar o uso da substância.

Tipos de alcoólatras, quais são?

Essa abordagem promove o envolvimento dos entes queridos no processo de recuperação, fornecendo suporte, educação e fortalecendo a resiliência familiar. Ao trabalhar juntos, a família pode se tornar um recurso poderoso para apoiar a sobriedade e promover a cura e o crescimento emocional de todos os membros envolvidos.

Terapia em grupo

A terapia de grupo é uma abordagem eficaz no tratamento do vício em álcool. Nesse contexto, os indivíduos se reúnem em um ambiente seguro e colaborativo, sob a orientação de um terapeuta especializado. 

Essa abordagem proporciona um espaço de suporte social, encorajamento e feedback construtivo, ajudando os indivíduos a desenvolver habilidades de enfrentamento, aumentar a motivação para a mudança e fortalecer a resiliência durante o processo de recuperação.

Por meio dessa terapia, os participantes têm a oportunidade de compartilhar experiências, desafios e sucessos relacionados ao seu vício, oferecendo apoio mútuo e empatia.

Uso de Medicação

Em alguns casos, intervenções psicofarmacológicas podem ser necessárias para tratar comorbidades ou sintomas associados ao alcoolismo. Nós adotamos uma abordagem cuidadosa ao utilizar medicamentos em conjunto com a terapia para alcançar resultados mais efetivos.

Alguns medicamentos prescritos comumente usados incluem inibidores de desejo, como o dissulfiram, que causa reações adversas ao consumo de álcool; medicamentos para redução de danos, como a naltrexona, que bloqueia os efeitos do álcool no cérebro; e medicamentos para alívio dos sintomas de abstinência, como o diazepam. 

Esses medicamentos são administrados sob supervisão médica e fazem parte de um plano de tratamento abrangente para ajudar os indivíduos a superar o vício em álcool.

Como nós podemos ajudar seu ente querido a se livrar do vício do álcool?

Nosso plano de tratamento para o alcoolismo, é promovido por profissionais qualificados, também oferecemos atendimento familiar online.

Nós utilizamos de variadas técnicas comprovadas para ajudar os indivíduos a superarem a dependência do álcool e melhorar a maneira como vivem.

Portanto é importante que entre profissionais de saúde, familiares e a instituição estejam com pensamentos alinhados para o sucesso do tratamento.

Embora essa abordagem tenha apresentado resultados promissores, é importante continuar pesquisando e aprimorando as estratégias para otimizar os resultados e auxiliar os dependentes no caminho da recuperação contra o álcool

Se você está com alguma dúvida ou deseja falar com um de nosso profissionais agora mesmo, entre em contato para mais informações.

Algumas opções de clínicas no Brasil para o tratamento

Rolar para cima