As fases e sinais de aviso da recaída

O processo de recaída leva a pessoa em recuperação a sentir dor e desconforto sem o químico. Está dor e desconforto fica tão forte que a pessoa em recuperação fica incapaz de viver normalmente quando não pode ser pior que a dor de continuar sóbrio.

Trinta e sete sinais de recaída foram identificados em 1973 por Terence Gorski pela conclusão de entrevistas clínicas com 118 pacientes em recuperação.

A pessoa em recuperação tem quatro coisas em comum:

  • Eles completam um programa de reabilitação de alcoolismo de 21 a 28 dias;
  • Reconheceram que são pessoa sem recuperação e que não podem usar álcool ou drogas com segurança;
  • Foram dispensadas com intenção consciente de ficarem sóbrios permanentemente, se utilizados de Alcoólicos Anônimos e aconselhamento profissional no ambulatório;
  • Finalmente voltarem a beber, apesar de seu compromisso inicial de permanecerem sóbrios.

Os sintomas mais comuns relatados nesta pesquisa clínica foram complicados num quadro de recaída retratando os sinais de aviso da recaída. Esses sinais foram divididos em 11 fases e a redação mudou um pouco para ser entendida com mais facilidade.

Matérias relacionadas

Como interromper a síndrome de recaída?
Síndrome de Recaída = SAD – Administrar os sintomas
Negação na Sobriedade – Comportamentos da adicção que levam a recaída
O papel dos comportamentos compulsivos na recaída

Fase 1: Sinais de Aviso de Recaída.

As fases e sinais de aviso da recaída

Nesta fase as pessoas em recuperação se sentem incapazes de funcionar normalmente dentro de si mesmo. Os sintomas mais comuns são:

1.1 – DIFICULDADE DE PENSAR COM CLAREZA

Pessoas em recuperação muitas vezes têm dificuldade em pensar com clareza ou resolver problemas,geralmente simples. Às vezes suas mentes correm com pensamentos rígidos e repetitivos.

Outras vezes suas mentes parecem se fechar ou dar brancos. Têm dificuldades de se concentrar ou pensar logicamente por mais que alguns minutos. Por isso nem sempre estão seguros de como uma coisa se relaciona ou afeta outras coisas.

Também tem dificuldades em decidir o que fazer a seguir para lidar com suas vidas e recuperação. Às vezes são incapazes de pensar claramente e tendem a tomar más decisões que não tomariam se o pensamento estivesse normal.

Saiba onde existe tratamento para dependentes químicos

Clínica de Recuperação em Varginha – MG
Clínica de Recuperação em Ilhéus – BA
Clínica de Recuperação em Itapema – SC
Clínica de Recuperação em Luziânia – GO

1.2 – DIFICULDADES EM LIDAR COM SENTIMENTOS E EMOÇÕES.

Na recuperação muitas pessoas têm dificuldades em lidar com seus sentimentos e emoções. Às vezes super regra emocionalmente (sentem demais).

Às vezes ficam emocionalmente insensíveis (sentem muito pouco) e não são capazes de saber o que estão sentindo. Em outras vezes ainda, tem pensamentos estranhos e malucos, sem razão aparente (sentem coisas erradas) e começam a pensar que vão ficar cucos.

Estes problemas de lidar com sentimentos e emoções leva-os a experimentar, confiam em seus sentimentos e emoções, e muitas vezes tentam ignorá-los ou esquecê-los.

Às vezes a incapacidade de lidar com sentimentos e emoções, leva-os a reagir de maneira que não agiram seus sentimentos fossem admitidos apropriadamente.

1.3 – DIFICULDADE EM LEMBRAR COISAS

Muitas pessoas em recuperação têm problemas de memória que os impedem de aprender novas informações e habilidades. As coisas novas que aprendem tendem a se dissolver ou se evaporar de suas mentes dentro de 20 minutos após aprendê-las.

Também têm problemas para se lembrar de fatos importantes de infância, adolescência ou como adultos.

Às vezes se lembra tudo claramente. Às vezes estas mesmas memórias não vêm à mente.

Sentem-se bloqueados, grudados ou desligados destas memórias.

Às vezes a incapacidade de lembrar coisas levou-os a tomar más decisões que não tomariam se sua memória estivesse funcionando bem.

1.4 – DIFICULDADE EM LIDAR COM O STRESS

Muitas pessoas em recuperação têm dificuldade em lidar com o stress.

Não conseguem reconhecer os menores sinais do stress diário.

Quando reconhecem o stress são incapazes de relaxar.

As coisas que outras pessoas fazem para relaxar, ou não funcionam ou pioram seu stress. Eles ficam tão tensos que não conseguem controlá-lo.

Devido à tensão constante existem dias em que o esforço torna-se tão forte que são incapazes de funcionar normalmente e sentem que vão ter um colapso físico ou emocional.

1.5 – DIFICULDADE EM DORMIR TRANQUILAMENTE

Na recuperação muitas pessoas têm dificuldades em dormir tranquilamente.

Não conseguem dormir. Quando dormem, têm sonhos incomuns e perturbadores.

Acordam muitas vezes e tem dificuldades de voltar a dormir.

Dormir intermitentemente e raramente experimentam um sono profundo e reparador.

Acordam de uma noite de sono se sentindo cansados e mudam as horas do dia em que descansam.

Às vezes ficam acordados até tarde devido à incapacidade de dormir e então dormem demais porque estão cansados demais para se levantar de manhã.

Às vezes ficam tão cansados que dormem por longos períodos, dormindo até um dia inteiro ou mais.

Leia agora: Clínica de Recuperação em João Pessoa – PB

1.6 – DIFICULDADES COM A COORDENAÇÃO FÍSICAS E ACIDENTES.

Na recuperação muitas pessoas têm dificuldades com a coordenação física que resulta em tonturas, problemas de equilíbrio, dificuldades de coordenação entre os olhos e as mãos, ou reflexos fracos.

Estes problemas criam inépcia e propensão a acidentes que levam a outros problemas que não teriam se sua coordenação fosse normal.

1.7 – VERGONHA CULPA E DESESPERANÇA.

Às vezes as pessoas em recuperação sentem muita vergonha porque acham que estão loucos, perturbados emocionalmente, deficientes como pessoas ou incapazes de serem ou sentirem-se normais.

Outras vezes sentem culpa porque acham que estão fazendo alguma coisa errada ou falhando em trabalhar um programa de recuperação apropriado.

À vergonha e a culpa leva-os a esconder os sinais de aviso e param de falar honestamente com outros sobre o que estão experimentando.

Quanto mais eles se mantêm escondidos, mais fortes os sinais de aviso se tornam.

Eles tentam lidar com estes sinais de aviso, mas falham. Por isso começam a acreditar que não tem mais esperança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima