Negação na Sobriedade – Comportamentos da adicção que levam a recaída

É muito fácil colocar a negação no processo da recuperação. Mesmo com o conhecimento da adição e com a abstinência, a pessoa está acostumada a pensar de uma maneira que apóia o que deseja acreditar. É mais fácil dizer. “Tudo está bem agora que parei de beber”, que admitir que preciso seguir um programa de recuperação para o resto da vida.

Quando vir as coisas como elas são é ameaçador e desconfortável é mais fácil apagá-las ou alterá-las à mente para que pareçam menos ameaçadoras.

Abrandar uma informação dolorosa é uma maneira de lidar que pode trazer alívio em curto prazo, mas uma dor muito mais imensa em longo prazo.

Diminuir a dor e em troca de uma percepção imprecisa produz uma sensação de segurança imediata. Pode-se ficar com a realidade dolorosa tirando-a para fora da percepção consciente, mas existe um preço.

Este preço pode ser a recaída.

Existem certas circunstâncias e condições que podem levar a tomar más decisões sobre a recuperação.

Estas situações podem levar à recaída se permitir que a negação, pensar em enganar a si mesmo e a falta de informações precisas enevoar o entendimento do que se precisa fazer para progredir na recuperação.

Ao longo do caminho existem sinais de que o processo de recaída está correndo.

Se é desconfortável e ameaçador conhecer estes sinais é fácil apagá-los da consciência ou mudá-los para uma realidade mais aceitável.

Isto ajudará a ficar mais seguro e confortável agora.

Mas permitirá que o processo de recaída continue e reúna impulso até ficar fora de controle.

Os sintomas de recaída geralmente se desenvolvem a um nível subconsciente por estarem fora da consciência eles crescem em imensidade.

Não se percebe até que se perca o controle. Quando as percepções. O julgamento e o comportamento estão fora de controle, não é possível interromper o processo de recaída antes e terminar num episódio de recaída agudo.

Embora a recaída seja uma possibilidade real, pode ser evitada. Pelo plano de prevenção de recaída pode-se aprender maneiras para lidar com os sintomas baseados na sobriedade e trazê-los para o nível consciente antes que seja tarde.

Pode se aprender a interromper o processo de recaída, antes de se tornar disfuncional.

Pode-se aprender com o passado.

Na realidade, o passado é o meio mais efetivo e melhor de ensinar o que funciona e o que não funciona. Permitir que o passado ensine como continuar sóbrio, pode evitar o uso de drogas no futuro.

Pode-se também evitar outros tipos de disfunção como um colapso emocional ou físico.

Existem sinais de aviso previsíveis e progressivos que ocorrem em muitas pessoas em recuperação antes de voltar ao uso das drogas. Estes sinais começam com pequenas mudanças no pensamento e no comportamento.

A pessoa se convence de que a dependência química não é mais um assunto prioritário. Outras coisas tornam-se mais importantes.

Começa-se a usar os velhos comportamentos em vez dos novos que se aprendeu e que fazem parte do programa de recuperação.

Os velhos hábitos acionam velhos problemas e ô uso de antigas estruturas de negação.

Estas mudanças aumentam o desconforto e fazem com que uma volta ao uso de drogas seja não só possível, mas desejável. Geralmente não se fica consciente das mudanças que ocorrem no pensamento e no comportamento.

O plano de prevenção de recaída ensina como ficar consciente destas mudanças e escolher alternativas positivas em vez de drogas e comportamentos compulsivos e alternativos a um prolongado isolamento, ao impedimento e a negação de Pode-se interromper este padrão em qualquer ponto se aprender como.

Antes de ficar com um problema pode-se organizar um plano que permita que a família, os amigos, o consultor e os membros do grupo de auto-ajuda possam ajudar a interromper um potencial ou real episódio de recaída de acontecer.

Precisa-se de algumas regras que se deseja que eles sigam para ajudar a impedir as consequências destrutivas da recaída.

O plano de prevenção de recaída é o processo de trazer os sintomas de recaída ao nível consciente e agir de uma maneira que permita removê-los da vida da pessoa.

A Síndrome da Recaída

A Síndrome da Recaída

A recuperação da adicção precisa ser um processo ativo. As pessoas precisam trabalhar um programa diário de recuperação. Precisam se lembrar diariamente que sofrem de uma adicção. Precisam ter um programa de recuperação ativo que forneça direções para uma vida produtiva e significativa.

Disfunção Interna:

  • Danos nos pensamentos
  • Danos nas emoções
  • Problemas de memória
  • Stress alto
  • Problemas de sono
  • Problemas de coordenação
  • Vergonha culpa e desesperança

Disfunção Externa:

  • Volta a negação
  • Bloqueio e Defesa
  • Construindo a crise
  • Imobilização
  • Confusão e super reação

Perda de Controle

  • Depressão
  • Perda do controle do comportamento
  • Reconhecimento da perda de controle
  • Redução de opções
  • Episódios de recaída

Recuperação é como subir numa escada rolante que desce, é impossível ficar parado

Recuperação é corno subir numa escada rolante que desce.

É impossível ficar parado. Quando se pára de ir para frente começa-se a ir para trás.

Não é necessário fazer algo em particular para desenvolver sintomas que levam à recaída.

O que se precisa fazer é falhar em tomar os passos para a recuperação adequada.

Os sintomas se desenvolvem espontaneamente na falta de um programa de recuperação forte.

Quando se abandona o programa de recuperação é apenas uma questão de tempo para que apareçam os sintomas da abstinência demorada.

Se não for feito nada a respeito para lidar com eles, a pessoa vai experimentar um período de comportamento fora de controle que se chama síndrome de recaída.

A perda de controle sobre os sintomas da abstinência demorada resulta na síndrome de recaída.

Estes sintomas são sentidos por muitas pessoas em recuperação, mas eles variam em intensidade da síndrome de recaída. Como são administrados é que determina a intensidade da síndrome de recaída

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima