Tipos de alcoólatras, quais são?

As bebidas alcoólicas, de certa forma, fazem parte da cultura brasileira. Seu uso é socialmente aceito em nosso país, sendo sua venda e consumo amplamente incentivados por propagandas nos mais variados meios de comunicação, nos tipos de alcoólatras.

Desta forma, o álcool é consumido por pessoas de ambos os sexos, de diferentes idades e classes sociais. Isso faz com que existam vários tipos de alcoólatras, assunto que será tratado neste artigo.

Tipos de alcoólatras

O Departamento de Saúde da Inglaterra lançou uma campanha contra o alcoolismo dirigida a nove tipos de alcoólatras.

O governo acredita que identificar as razões que levam usuários ao consumo excessivo de bebidas pode ajudar no combate ao alcoolismo.

O estudo foi feito com homens que bebem mais de 50 unidades semanais e mulheres que bebem pelo menos 35 – duas vezes acima do recomendado.

Deprimido

Está com a vida em um estado de crise – atravessando um período de dificuldade financeira, luto ou divórcio recente, por exemplo.

Vê o álcool como uma forma de se reconfortar ou como uma automedicação para ajudar a lidar com as turbulências. Leia também, comprometimento com a mudança.

Estressado

Tem uma vida sob pressão no trabalho, o que normalmente leva ao sentimento de não ter as coisas sob controle ou de estar sobrecarregado de responsabilidades.

O álcool é uma forma de relaxar e de retomar a sensação de controle, ao traçar uma linha entre vida pessoal e profissional. Os parceiros normalmente reforçam este comportamento ao preparar drinques para os bebedores.

Social

Têm uma agenda social carregada. O álcool é um meio de ligação que unifica a todos e os coloca em uma mesma sintonia.

Conformista

Tipicamente, rapazes tradicionalistas que crêem que ‘homens vão ao bar todas as noites’. O álcool faz parte do que definem como ‘meu momento’. O bar é sua segunda casa, e eles se sentem aceitos neste ambiente.

Bebedor comunitário

Bebe em grandes grupos sociais. Levado ao álcool pelo senso de comunidade criado pelo ambiente do bar. A bebida dá segurança e significado à vida e age como meio social.

Entendiado

Tipicamente, mães solteiras ou mulheres recém-divorciadas, com vida social restrita. A bebida é uma companhia que substitui o casal. Beber marca o final do dia, talvez encerrando uma jornada de obrigações.

Machão

Normalmente se sente subvalorizado, sem voz e frustrado em áreas importantes da vida.Seu lado bebedor é um alter-ego que gira em torno da sua capacidade de beber. A bebida é motivada pela necessidade constante de reafirmar sua masculinidade e seu status em relação a outras pessoas.

Hedonista

Solteiros, divorciados ou com filhos crescidos. Beber em excesso é uma forma de expressar sua independência, liberdade e juventude para si mesmo. O álcool é usado para diminuir inibições.

Quase dependente

Homens que moram ‘de fato’ no bar – que, para eles, é quase o mesmo que a casa. Uma combinação de motivos, incluindo tédio, necessidade de se conformar e um senso de mal-estar existencial em suas vidas.

Perfil do alcoólatra

Como dissemos, o alcoolismo é uma doença. Por esse motivo, precisa ser tratado por profissionais da saúde que sejam especialistas nesse tipo de tratamento, para que a reabilitação aconteça com sucesso.

Se você está enfrentando problemas com o álcool, não tarde em assumir que precisa de auxílio. Quanto antes o tratamento for iniciado, maiores e mais rápidas são as chances de sucesso.

tipos de alcoólatras

Como inicia o vício do álcool?

A maioria dos alcoólatras começam a beber desde muito cedo, seja por influência da família ou de amigos.

As curtições em baladas e noitadas começam mais cedo e com isso os exageros, para aqueles que começam muito cedo é apenas uma questão de progressão natural.

A bebida consegue um espaço de consoladora e libertadora ao mesmo tempo.

O álcool é um escape usado quando não se consegue lidar com certos sentimentos e ao mesmo tempo de “destravar” a pessoa para certas situações.

Assim, principalmente, os jovens estão muito suscetíveis a esse efeito, porém há outras situações que facilitam esse vício.

Situações como pais alcoólatras, a perda de alguém querido, o término de um relacionamento, saída do emprego, podem acentuar o consumo do álcool e levar a um vício também acontece o processo de negação.

Cada um terá sua razão particular para com seu vício, mas além do fator sociocultural, o fator emocional é um forte contribuidor.

Como é o comportamento de uma pessoa alcoólatra?

Os sinais de embriaguez são amplamente conhecidos: euforia, alterações no comportamento, perda da timidez, emotividade exagerada e, em alguns casos, tendência à agressividade. Porém, os sintomas de alcoólatra vão muito além da intoxicação por álcool.

Quando a pessoa é considerada de um dos tipos de alcoólatras

ALCOOLISMO é caracterizado pela vontade incontrolável de beber, falta de controle ao tentar parar a ingestão, tolerância ao álcool (doses cada vez maiores para sentir os efeitos da bebida) e dependência física, que se manifesta com sintomas físicos e psíquicos nas situações de abstinência alcoólica.

O que fazer quando a pessoa é alcoólatra

O fundamental é fazer uma aproximação afetuosa e amiga, com respeito pela pessoa, sem acusá-la ou culpá-la por seu comportamento relacionado ao uso do álcool. Uma abordagem acusatória leva a pessoa a reforçar suas defesas e negar que esteja enfrentando problemas.

Como saber se a pessoa é alcoólatra?

  • Beber muito quando está desapontado, vivendo uma situação de estresse ou se discutiu com alguém;
  • Beber tornou-se uma forma de aliviar o estresse do dia-a-dia;
  • Não ser capaz de recordar o que aconteceu depois de começar a beber;

O que acontece com uma pessoa que bebe todos os dias?

“Beber todo dia não é para o ser humano. O etanol é tóxico para o organismo e o uso frequente pode trazer problemas recorrentes, que vão além do alcoolismo”, explica Ana Cecília Roseli Marques, psiquiatra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas. Entenda sobre a fisiologia da dependência.

Efeitos e consequências do alcoolismo

Sendo um tipo de dependência química, o alcoolismo causará problemas em todas as áreas da vida da pessoa: social, familiar, profissional, mental, física.

O alcoolismo irá pouco a pouco degradar a vida daquele que for alcoólatra, as principais consequências são:

  • Aumento das chances de desenvolvimento de comorbidades.
  • Chance de câncer de mama, fígado, cólon, reto, boca, laringe, esôfago, estômago, garganta.
  • Danos e prejuízos nas funções cognitivas (pensamento, atenção, concentração, memória)
  • Problemas gastrointestinais.
  • Problemas cardiovasculares.
  • Problemas imunológicos.
  • Doenças no fígado e pâncreas.
  • Pode provocar ansiedade, depressão e transtornos de personalidade.
  • Disfunções sexuais, aborto espontâneo e natimorto.

Saiba como funciona o tratamento para alcoolismo.

O tratamento para o alcoolismo deve ser iniciado quando for constatado que a bebida interfere negativamente no dia a dia do paciente. Após a identificação dos sintomas do alcoolismo e do diagnóstico, é feita uma desintoxicação. Esse processo pode usar medicamentos para ajudar a diminuir a compulsão. Paralelamente a esse tratamento, é indicado que o paciente seja acompanhado por um psicoterapeuta. Leia também sobre Reabilitação Psicossocial

O Hospital Santa Mônica conta com uma equipe multidisciplinar especializada no tratamento contra dependência química, com mais de 50 anos de experiência. Também temos uma infraestrutura completa para internação hospitalar, caso seja necessário, e para a realização das atividades complementares ao tratamento.

Se depois de conhecer os tipos de alcoólatras você acha que se encaixa em algum dos grupos ou pretende ajudar alguém, conheça o nosso hospital e a nossa unidade de tratamento para a dependência química.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima