Os doze passos do programa de prevenção a recaída

O primeiro passo nos diz para admitir que somos impotentes perante o álcool e que nossas vidas ficaram ingovernáveis.

PPR nos ensina que não somos só impotentes perante o álcool, mas também os sintomas de abstinência demorada que nos acompanha na recuperação.

PPR também descreve viver sem controle com o conceito de comportamentos compulsivos:

perdemos o controle de nossa vida quando nos voltamos para comportamentos compulsivos para evitar lidar conosco, nosso pensamento, nossas emoções e nossas ações.

O Segundo Passo nos diz para acreditar que um poder superior a nós, pode nos devolver à sanidade. Este plano sugere que somos insanos por estar usando álcool e drogas.

Leia sobre:

Clínica de Recuperação em João Pessoa – PB

PPR descreve uma insanidade baseada nos termos da síndrome de abstinência demorada, pensamento adictivo, crenças erradas, e um sistema social adictivo que mantém está crenças vivas.

PPR afirma as promessas do segundo passo da possibilidade de recuperação.

Também confirma que a recuperação não pode vir de dentro da pessoa com tendência a recaída porque a percepção está distorcida de mais pelo pensamento e crenças erradas.

Precisam acreditar que não podem fazer isto sozinho, mas de existe ajuda efetiva disponível.

Existe um poder que fornece esta força e coragem para encontrar e utilizar conhecimento e métodos para desenvolver a disciplina necessária para recuperação.

O Terceiro Passo nos diz para tomar a decisão de colocar nossas vontades e nossas vidas sobre o cuidado de DEUS como nós o entendemos.

Quando este passo é aplicado PPR significa se render a vontade de DEUS em utilizar nova informação e continuar a disciplina de completar o PPR.

O Quarto Passo nos diz para fazer um destemido e minucioso inventário moral de nós mesmos. PPR sugere um inventário especializado sobre os sintomas da A.D. (Abstinência demorada), os sintomas da recuperação parcial e os sinais de aviso de recaida que indicam que A. D. está fora de controle.

Este inventário especializado foca sobre avaliar sua própria estrutura de recaída.

O Quinto passo nos fala para admitir para DEUS, para nós mesmos e para outro ser humano a natureza exata de nossas falhas.

Em termos do PPR, não é suficiente saber pessoalmente quais são seus sinais de aviso.

Você precisa discutir estes sinais nas reuniões de N A em terapia de grupo com seu padrinho no N.A terapeuta e familiares.

PPR, além disto, lhe encoraja a se envolver num grupo de autoajuda PPR que envolva um amigo chave, familiares e membros de N.A quanto mais pessoas forem familiares com seus sinais de aviso e podem lhe ajudar a reconhecê-los e pará-los será melhor pra você © Sexto Passo nos diz para nos tomar inteiramente prontos para que DEUs removesse todos defeitos de caráter.

No PPR os defeitos de caráter são divididos em três categorias.

1 – A primeira categoria envolve os sintomas de dano neurológico (abstinência demorada) acusado pelo uso crônico de químico, Estes sintomas requerem tempo mais nutrição apropriada e lidar com o stress para se recuperar.

2- a segunda categoria envolve pensamentos dependentes desconforto recuperação. de crenças erradas que chama Pensamento derrotista e estruturas de crenças precisam identificados falando e estando aberto ao retomo dos outros.

3 – a terceira categoria envolve problemas com pensamento e a vida que interferem com o crescimento e o desenvolvimento PPR sugere que é útil categorizar e identificar com cuidado os defeitos de caráter.

Cada tipo de defeito diferente e aproximação diferente para corrigi-los.

Esta necessidade de aproximações para diferentes tipos de problemas foi sugerida pelo padre Martim quando disse: se for atropelado por um caminhão, leve-me para um hospital; não me leve para a igreja ou para a reunião de NA Enquanto estiver no hospital usarei os princípios de N.A para me dar forças para fazer o meu tratamento.

PPR sugere que precisamos ficar dispostos para se recuperar dos danos físicos e neurológicos de nossa adição, bem como os psicológicos (pensar, sentir e agir).

Veja também:

Os 10 vícios que mais afetam a sociedade

Este processo se torna possível por um programa de crescimento que fornece a força e esperança para continuar na recuperação sem precisar voltar para a adicção.

O sétimo passo sugere que nós humildemente roguemos a DEUS para remover nossas falhas. DEUS criou um universo ordenado.

Adição destrói esta ordem na vida da pessoa.

Mas DEUS também criou um processo para restaurar a ordem.

PPR sugere que há um caminho para recuperação. Não é fácil, mas existe. Aprendendo qual é este caminho e pedindo força para segui-los, com o tempo todos os três tipos de defeitos de caráter são removidos.

Um homem estava se afogando na enchente e pediu para DEUS salvá-lo.

Um homem na margem atirou-lhe uma corda, mas eles recusaram pegá-la dizendo: DEUS me salvará! Estava afundando quando um barco passou perto dele e alguém lhe atirou um salva-vidas.

Ele não quis pegá-lo: DEUS me salvará! Normalmente quando estava sendo arrastado rapidamente pela correnteza, um helicóptero parou por cima e alguém balançou uma corda na sua frente.

O homem gritou: Não, obrigado, DEUS me salvará! Então ele mergulhou para a morte.

Alguns minutos depois ele estava em frente de DEUS. Estava zangado porque DEUS o deixou morrer e disse: DEUS, porque você não me salvou? DEUS lhe disse o que você queria que eu fizesse? Primeiro mandei um homem com uma corda, então mandei um com o bote, e, finalmente, um helicóptero.

Você recusou a minha ajuda três vezes.

Para estar disposto a que DEUS remova todos estes defeitos de caráter precisamos perceber que DEUS muitas vezes remove trabalha defeitos de caráter nos enviando é um bom médico, um bom conselheiro de nutrição, um conselheiro de alcoolismo, um colega ou um membro de N.A sempre nos dá uma escolha.

Sempre temos o direito de dizer. NÃO, obrigado. NÃO vou fazer isto.

O Oitavo Passo sugere que façamos uma lista de todas as pessoas que prejudicamos e nos prepare para fazer reparações a todas.

Em outras palavras, precisamos estar prontos para limpar a casa.

Precisamos nos preparar para pôr em ordem nossas relações passadas.

O oitavo passo fala para identificar aqueles que prejudicamos como o prejudicamos e prontificamo-nos a fazer reparações.

Pessoas com tendência à recaída tendem a ter listas maiores de pessoas a quem precisam fazer reparações. Isso porque muitas pessoas foram magoadas ao longo da abstinência seguida pela recaída.

O Nono Passo sugere que nós realmente façamos reparações a estas pessoas sempre que forem possíveis, exceto quando isto pode prejudicá-las ou a outros.

PPR afirma a necessidade de pôr em ordem nossos relacionamentos passados.

Na prevenção de recaída é importante reconhecer que este é o nono passo por uma razão.

Tentar fazer reparações muito cedo pode criar estresse e dor demais, que pode induzir a recaída.

O Décimo Passo nos diz para continuarmos a fazer um inventário pessoal e quando estiver errado prontamente admiti-lo.

PPR sugere uma forma especial de inventário composto de um inventário planejado pela manhã e um inventário de revisão à noite.

PPR sugere que reconheçamos os sinais de aviso de recaída prontamente a façamos algo a respeito.

Quanto mais o sinal é deixado de lado, mais ele crescerá em intensidade até ficar tão forte que leva de ao uso químico. Reconhecer o sinal de aviso, admitir que exista e usar o PPR para lidar com ele.

O Décimo primeiro passo diz para procurarmos através da prece e da meditação melhorar nosso contato consciente em DEUS, como o entendemos, rogando somente pelo conhecimento de sua vontade e a força para realizar esta vontade.

Oração e meditação fornecem uma fonte de inspiração e coragem para alcançar e pedir ajuda.

Na prece e meditação encontraremos a força para tentar de novo a recuperação.

O Décimo Segundo passo sugere que, tendo um despertar espiritual, tentamos transmitir esta mensagem para os alcoólicos e pratiquemos estes princípios em todos os nossos negócios.

Recaídas repetitivas interferem no crescimento espiritual. Sobriedade permite o crescimento que motiva aqueles que experimentadas um despertar espiritual, compartilhar seu conhecimento de PPR com outros adictos com tendência a recaída.

Retomando sua História
Terapia cognitivo comportamental
Melzinho do Amor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima