A ayahuasca quais efeitos, existem perigos?

Ayahuasca: quais efeitos no corpo e benefícios

ayahuasca, também conhecida como huasca, é consumida em forma de chá, em diversos rituais religiosos.

Todavia, pode causar efeitos alucinógenos em quem a consome, além de sintomas físicos intensos.

Conhecida também como “Hoasca” ou “Daime”, a ayahuasca contém DMT, harmalina e harmina, substâncias que aumentam os níveis de serotonina no organismo, ajudando a melhorar o humor e o bem estar e podendo, por isso, ser usada também para o tratamento de ansiedade, depressão e estresse pós traumático.

O uso da ayahuasca pode causar alguns efeitos colaterais, como vômitos, náuseas e diarreia. Além disso, a ayahuasca não é recomendada em algumas situações, como esquizofrenia e bipolaridade e, por isso, deve ser usada somente de forma controlada, em ambientes médicos ou religiosos regulamentados. Leia também Os 10 vícios que mais afetam a sociedade

O que é ayahusca?

chá de ayahuasca também é conhecido como huasca, sendo uma bebida preparada através da infusão do cipó-jagube arbusto-cacrona. O significado da palavra “ayahuasca” é, na essência, o “vinho dos mortos”, sendo um conceito de origem indígena.

Costumeiramente a bebida é utilizada em rituais religiosos, embora isso tenha mudado um pouco, uma vez que qualquer pessoa pode acessar e consumir em outros contextos. Veja sobre uso e abuso

O chá de ayahuasca, também conhecido como Santo Daime, é uma bebida feita a partir da infusão de duas plantas amazônicas: o cipó-jagube e o arbusto-chacrona.

A palavra ayahuasca tem origem indígena e pode ser traduzida como “vinho dos mortos”.

O chá de ayahuasca, também conhecido como Santo Daime, é uma bebida feita a partir da infusão de duas plantas amazônicas: o cipó-jague e o arbusto-chacrona. Como escolher Clínica ideal para reabilitação

A palavra ayahuasca tem origem indígena e pode ser traduzida como “vinho dos mortos”.

O chá é utilizado há milênios por índios da América do Sul em rituais de extrema religiosidade, e somente no século passado surgiram seitas não indígenas que fazem o uso da bebida.

Atualmente, cultos religiosos como o Santo Daime, Céu de Maria, Porta do Sol e União do Vegetal têm o consumo da bebida como ritual — hábito que é permitido no Brasil pelo Conselho Nacional de Políticas Sobre Drogas (CONAD).

A liberação impõe algumas regras: pessoas que estão sob efeito de outras drogas e álcool não podem consumir o chá.

Além disso, quem tem histórico de doenças mentais também não pode fazer uso da substância.

No entanto, na prática, as seitas não têm como fazer esse tipo de controle e, por isso, a bebida torna-se um perigo, principalmente para quem não sabe muito bem o que é ayahuasca. Leia sobre O tratamento com Ibogaína

Efeitos da ayahusca

Os efeitos da ayahuasca no organismo variam de pessoa para pessoa e podem incluir visões, ou “miração”, como divindades, paisagens e pessoas, que podem ser observadas com olhos abertos ou fechados e estarem relacionadas com emoções e experiências individuais, por exemplo.

Por possuir efeitos enteógenos, a ayahuasca também promove alterações no estado de consciência, atuando como um instrumento espiritual. Por isso, a ayahuasca é usada principalmente para fins religiosos, permitindo a conexão com o divino.

Os efeitos de curto prazo do uso do chá de ayahuasca são subjetivos. O usuário tem visões mesmo com os olhos fechados, delírios e sensação de vigilância. Essas visões costumam mostrar animais, divindades, demônios e seres da floresta, além da sensação de voar. A droga também pode provocar alterações de percepção e de cognição. Leia sobre o que é negação

Além desses efeitos, como comentamos, estudos apontam ser comum que o usuário tenha alguns sintomas físicos, como diarreia, vômitos, tremores e náuseas logo após a ingestão da bebida.

Benefícios possíveis

O uso da ayahuasca é mais conhecido entre tribos indígenas e algumas religiões brasileiras. No entanto, devido aos seus efeitos neuropsicológicos, muitos estudos têm avaliado os possíveis benefícios dessa bebida para o tratamento de situações, como:

Depressão, ansiedade e estresse

pois a ayahuasca melhora os níveis de serotonina no organismo, melhorando o humor e o bem estar geral desde o primeiro dia de uso do chá. Sinais de Recaída leia sobre isso.

Estresse pós traumático

a ayahuasca permite reviver memórias que levaram ao surgimento da síndrome, permitindo tratar os medos ou facilitar o processo de luto, por exemplo. Aprenda lhe dar com sua raiva

Vícios

o uso de ayahuasca promove um sentimento de conexão consigo próprio, com os outros, com o lado espiritual e com a natureza, diminuindo comportamentos prejudiciais à saúde.

Embora muitas vezes a ayahuasca seja comparada com uma droga, esse chá não recebe essa classificação, especialmente porque não causa efeitos tóxicos crônicos, vícios ou qualquer outro tipo de dependência.

O ritual

O ritual de ayahuasca é feito por algumas religiões de origem indígena, e podem ter diversos objetivos e pressupostos por trás da prática.

Trata-se do consumo de um chá enteógeno que pode alterar a consciência e causar efeitos no indivíduo, que o “conectem” com algo dentro de si – segundo relatos dos consumidores.

Entretanto, é necessário ter um olhar atento sobre as instituições que fazem uso da bebida, a fim de não consumi-la de maneira indiscriminada e perigosa.

Como funciona?

O chá de ayahuasca contém DMT e inibidores da monoamina oxidase.

Ao agirem no sistema nervoso central, essas substâncias causam euforia e visões psicodélicas.

É por isso que muitos usuários acreditam que o uso da droga proporciona experiências místicas e transcendentais.

Ayahuasca-o-ritual

A história da ayahusca

A Ayahuasca é uma substância psicoativa formada pela decocção do cipó Banisteriopsis caapi, conhecido como Jagube, e pela folha Psychotria viridis, por sua vez chamada de Rainha.

Esse chá tem sido consumido milenarmente pela população nativa amazônica.

A partir do início do século XX a população não-índia passou a ter contato com a bebida e se formaram novos contextos de utilização desse chá.

O Sr. Raimundo Irineu Serra foi um migrante maranhense que nasceu em 1890 e se mudou para o Acre dentro do movimento migratório do Ciclo da Borracha.

Trabalhando como seringueiro conheceu a Ayahuasca numa prática nativa, na fronteira entre o Brasil e o Peru, na década de 10.

Ao longo de suas experiências iniciais com a Ayahuasca ele obteve revelações espirituais que o levaram a constituir uma religião conhecida como Santo Daime na década de 30, na cidade de Rio Branco (AC).

Ao longo do processo de formação da religião houve uma ressignificação do sentido original da bebida Ayahuasca.

O assunto principal desta pesquisa versa sobre a constituição do significado atual da bebida Ayahuasca dentro do Santo Daime.

A hipótese do trabalho é que a ressignificação da Ayahuasca no contexto da religião se insere dentro do processo dialético de construção social de significados que fundamenta a constituição da religião compreendida como um evento contínuo e determinado por condições históricas, sociais e culturais.

Tendo em vista o fato de que o Santo Daime é um grupo de cultura essencialmente oral, para avaliar como se deu esse processo de ressignificação da Ayahuasca, foram coletadas, degravadas e tematizadas narrativas orais que descrevem os momentos iniciais do contato do Sr. Irineu com a Ayahuasca e procedeu a uma análise do conteúdo dessas narrativas à luz de um corpo teórico pertinente à história oral, memória, religião além de diferentes referências sobre a utilização da Ayahuasca.

A escolha desse período inicial deveu-se à importância do conteúdo expresso nas narrativas que descrevem esses momentos, em especial, aqueles relatos que narram o encontro do Sr.

Irineu com uma entidade espiritual que se identificou inicialmente como Clara e mais tarde foi reconhecida por ele como a Virgem da Conceição e também como a Rainha da Floresta.

A partir do conteúdo desses relatos procedeu-se à análise de outras narrativas orais presentes nessa doutrina, em especial dos hinos da religião que surgiram a partir da formação das práticas rituais a partir da década de 30.

Por meio dessa metodologia de trabalho foi possível concluir que a bebida Ayahuasca adquiriu para os seguidores do Santo Daime o significado de ser um veículo de um sacramento eucarístico cristão cujo conceito se explica por meio do conceito de Juramidam, que tanto se refere ao nome espiritual do fundador da religião como ao conjunto dos filhos de Deus unidos ao criador.

De maneira simples, Juramidam é percebido pelos seguidores do Santo Daime como o nome da segunda vinda de Jesus Cristo que se manifesta em seu retorno à terra como uma presença do Espírito Santo – Terceira Pessoa da Santíssima Trindade.

Quais os perigos da ayahusca?

A popularização de o que é ayahuasca e a permissão do seu uso no Brasil fazem com que muitas pessoas encarem o chá como um meio de diversão e esqueçam de se preocupar com os riscos e os perigos da ayahuasca. Reabilitação Psicossocial

O consumo da bebida pode desencadear consequências físicas e psicológicas nos usuários. Saiba mais sobre elas a seguir.

A ayahuasca é contraindicada em casos de psicose, esquizofrenia, transtornos de personalidade, transtorno bipolar, pessoas com níveis altos de ansiedade ou que tenham outros transtornos psicológicos intensos.

Grávidas e lactantes também não devem consumir ayahuasca sem que o médico prescreva esse consumo. Lembre-se de sempre conversar com um profissional da saúde antes de consumir o chá.

Efeitos colaterais

  • Alucinações;
  • Náusea e vômito;
  • Diarreia;
  • Pressão alta;
  • Taquicardia;
  • Convulsões;
  • Intoxicação;
  • Entre outros.

Os efeitos colaterais com o uso de ayahuasca variam de pessoa para pessoa e podem incluir vômitos, náuseas, sensação de frio ou calor e diarreia, que podem surgir logo após beber o chá ou algumas horas depois.

Outros efeitos relatados incluem ainda suores excessivos, tremores, aumento da pressão arterial e aumento dos batimentos cardíacos.

Além do vômito, náuseas e diarreia causados logo após o consumo do chá, outros efeitos físicos podem afetar os usuários, como taquicardia, tontura, aumento da pressão sanguínea, dor no peito e até convulsões. A intoxicação com DMT também pode causar hipertensão.

Relacionados: Quando um dependente está pronto

Quando não indicada

A ayahuasca não deve ser usada juntamente com bebidas alcoólicas, assim como essa chá não é recomendado para pessoas que estejam usando remédios inibidores da monoamina oxidase, como isocarboxazida, moclobemida, fenelzina, selegilina e tranilcipromina.

Além disso, a ayahuasca também é contraindicada para pessoas com transtorno bipolar, Parkinson, psicose ou esquizofrenia. Por isso, o uso da ayahuasca deve ser feito somente de forma controlada, em ambientes médicos ou religiosos regulamentados. Leia também sobre Estratégia para fortalecer o comprometimento com a mudança.

Como pode ser usada na medicina

Ayahuasca-na-medicina

De acordo com o relato de alguns usuários, o consumo de ayahuasca pode ajudar na hora de lidar com questões emocionais, uma vez que ela promove um maior “contato consigo mesmo”. E esse contato pode ajudar na hora de encontrar respostas dentro de si.

No entanto, novamente reiteramos que ainda existem muitos estudos sendo feitos em torno da substância, e que o consumo indiscriminado e sem acompanhamento médico pode ser perigoso. Fique atento a isso.

Segundo informações, a Anvisa aponta que a regulamentação do consumo de ayahuasca não está sob sua responsabilidade.

Em algumas situações a ayahuasca pode chegar a reduzir a ansiedade das gestantes e lactantes. No entanto, é muito importante que a mulher converse com o seu médico antes de consumir a bebida, considerando que a gestação pode requerer uma atenção a mais nesse sentido.

Jamais consuma o chá sem antes fazer uma consulta com o seu médico.

Combate a depressão

Entre os resultados obtidos, está uma redução de 82% nos scores depressivos entre o 1º, 7º e 21º dia após o consumo da substância.

Com isso, os pesquisadores concluíram que a ayahuasca pode ter efeito ansiolítico e antidepressivo, mesmo com apenas um uso.

Apesar dos estudos sobre o tema ainda serem pilotos, alguns testes já começaram a ser realizados em uma unidade psiquiátrica de São Paulo para entender como o uso da ayahuasca impacta o tratamento contra a depressão.

Em geral, pode-se atrelar um bem-estar subjetivo e efeitos antidepressivos em quem usa a bebida.

O mesmo resultado foi comprovado em outros estudos, com grupos um pouco maiores de cobaias.

Contudo, ainda é importante que um aprofundamento seja realizado para entender, de fato, como o cérebro humano responde a essas substâncias e de que maneira elas alteram as reações liberadas após o seu consumo.

Ayahuasca serve para o tratamento de depressão?

Um dos efeitos da ayahuasca, segundo estudos, é o de promover uma diminuição na degradação da serotonina, além de melhorar os seus receptores.

Isso pode ser interessante nos casos de depressão, uma vez que a serotonina é responsável por sensações de prazer, bem-estar, alegria, etc. 

No entanto, lembre-se de que é necessário conversar com o seu médico antes de consumir o chá. Os tipos de pensamentos também são a base da emoção

Ayahuasca vicia?

As substâncias presentes no chá não são comprovadamente viciantes.

No entanto, pode acontecer, em alguns casos, a dependência psicológica, assim como ocorre com os usuários de outras drogas alucinógenas.

A vontade de continuar experimentando as sensações promovidas pelo chá pode levar as pessoas a fazerem o uso contínuo da bebida, o que, como já vimos, pode ser prejudicial à saúde física e à saúde mental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima